Destaques sobre uso racional de medicamentos são encontrados no Cebrim/CFF - Centro Brasileiro de In
- Carlos luiz de Almeida Junior; Dr. Luiz Henrique
- 10 de out. de 2019
- 2 min de leitura

Destaques sobre uso racional de medicamentos são encontrados no Cebrim/CFF - Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos
O que é o Cebrim?
O Cebrim/CFF é o centro brasileiro de informação de medicamentos vinculado ao conselho federal de farmácia e filiado ao a REBRACIM - Rede Brasileira de Centros e Serviços de Informação sobre Medicamentos. O Cebrim publica o Boletim Farmacoterapêutica, informativo publicado no site do CFF que se propõe a fornecer suporte técnico aos profissionais da saúde, para a solução de questões práticas relacionadas ao uso de medicamentos. O atendimento é realizado por farmacêuticos treinados nessa atividade, os quais se utilizam de informações técnico-científicas imparciais, atualizadas, contextualizadas e criticamente avaliadas, conforme parâmetros das condutas fundamentadas em evidências.
Informação sobre medicamentos
O Cebrim Responde à perguntas relacionadas ao uso de medicamentos, encaminhadas por profissionais da saúde, por meio de “Formulário de Solicitação de Informação”, podendo ser acessado aqui
Sobre o boletim farmacoterapêutico
A publicação de boletins sobre medicamentos é uma das estratégias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para produzir e disseminar informações independentes sobre medicamentos. Nesse sentido, desde 1996, o Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos do Conselho Federal de Farmácia (Cebrim/CFF) edita o boletim Farmacoterapêutica, especialmente dirigido aos profissionais da saúde.
Os boletins abordam temas relacionados ao uso racional de medicamentos, incluindo artigos sobre políticas públicas,tratamentos de condições clínicas específicas, práticas farmacêuticas, farmacovigilância, traduções de documentos e artigos de interesse, entre outros. As publicaçãoes seguem as recomendações da International Society of Drug Bulletins (http://www.isdbweb.org/).
Edição de 2019
Os temas abordados, nesta edição, são a técnica de uso dos dispositivos inalatórios e legislação.e traz evidências que mostram que a técnica correta de uso dos dispositivos tem benefício na efetividade do tratamento. A técnica de uso dos inaladores (aerossol dosimetrado, aerolizer e turbuhaler) foi descrita e ilustrada por meio de infográfico nesta edição.
A edição de 2019 do Boletim farmacoterapêutica pode ser acessada aqui
Comments