top of page

Fatores de risco para hepatotoxicidade e ajuste da dose de paracetamol, os prescritores consideram a

  • Carlos luiz de Almeida Junior; Dr. Luiz Henrique
  • 16 de out. de 2019
  • 2 min de leitura

Fatores de risco para hepatotoxicidade e ajuste da dose de paracetamol, os prescritores consideram adequadamente esse problema?

Eur J Clin Pharmacol 10 de abril de 2019

Antecedentes

A hepatotoxicidade do paracetamol é reconhecida em todo o mundo. Prognósticos desfavoráveis ​​relacionados à overdose incluem transplante de fígado e / ou morte.

Vários fatores de risco para hepatotoxicidade (FRH) devem motivar o ajuste da ingestão diária de acetaminofeno (<4 g / dia): idade avançada, peso <50 kg, desnutrição, alcoolismo crônico, hepatite crônica B e C e infecção pelo HIV , insuficiência renal crônica grave e insuficiência hepatocelular.

Método

Durante um período de 7 dias no Hospital Universitário de Rennes, em dezembro de 2017, usando o software DxCare®, com uma estimativa da razão de probabilidade, foram analisadas todas as prescrições de paracetamol, para avaliar em que medida a presença de FRH alterou a escolha dos prescritores de dose de paracetamol (<4 g / dia versus 4 g / dia).

Resultados

Entre 1842 pacientes, considerando apenas a primeira prescrição de acetaminofeno, 73,7% estavam em 4 g / dia. Quase metade dessa população tinha pelo menos 1 FRH. Enquanto cerca de 80% das prescrições no grupo <4 g / dia eram para pacientes com pelo menos 1 FRH, apenas 53% das prescrições no grupo 4 g / dia referiam-se a pacientes sem FRH (p <0,001). Idade> 75 e baixo peso foram associados à escolha da dose pelo prescritor. Nem o alcoolismo crônico nem a insuficiência hepatocelular influenciaram as doses prescritas de acetaminofeno.

Conclusão

Dado o uso generalizado de paracetamol e seu perfil de segurança favorável em comparação com outros analgésicos, parece urgente lembrar aos prescritores as recomendações de doses diárias máximas para paracetamol em pacientes com FRH, especialmente naqueles com alcoolismo crônico e insuficiência hepatocelular.

Bacle, A., Pronier, C., Gilardi, H. et ai. Fatores de risco de hepatotoxicidade e ajuste da dose de acetaminofeno, os prescritores consideram adequadamente esse problema? Um estudo em um hospital universitário francês

Segue link para acesso ao artigo


 
 
 

Bình luận


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Rua Antônio da Veiga, 140 - Itoupava Seca 89030-903 - Blumenau - SC

(47) 33217327 

        MIMe - Núcleo de Informações sobre Medicamentos,

      Referência em informação sobre Uso Racional de Medicamentos (URM).

bottom of page