Eficácia da hidroxicloroquina em pacientes com COVID-19: resultados de um ensaio clínico randomizado
- Carlos luiz de Almeida Junior; Dr. Luiz Henrique
- 2 de abr. de 2020
- 1 min de leitura

Estudos indicaram que a cloroquina (CQ) mostra antagonismo contra COVID-19 in vitro. No entanto, as evidências sobre seus efeitos nos pacientes são limitadas. Este estudo tem como objetivo avaliar a eficácia hidroxicloroquina (HCQ) no tratamento de pacientes com COVID-19.
Nesse estudo, 62 pacientes detectados com COVID-19 foram divididos randomicamente em 2 grupos. O tempo para recuperação de temperatura foi menor no grupo HCQ do que no grupo controle. O tempo para remissão da tosse foi menor para o grupo HCQ do que no grupo controle. Houveram maior número de pacientes com agravamento de quadro entre o grupo controle, e maior número de pacientes com melhora significativa no grupo HCQ. Entre os efeitos adversos no grupo tratado com HCQ foram relatados rash cutâneo e cefaleia, nenhum efeito colateral grave apareceu entre eles.
A CQ e seus derivados têm sido amplamente utilizados como imunomoduladores no tratamento do lúpus sistêmico eritematoso (LES) e outro reumatismos, também utilizado como anti-malárico. Pelo mesmo mecanismo, uma proporção maior de pacientes com inflamação pulmonar foi parcialmente recuperado no grupo de tratamento com HCQ, indicando a modulação imune e propriedades anti-inflamatórias do HCQ em doenças não-maláricas. De acordo com a pesquisa atual, existia uma maior secreção de citocinas pró-inflamatórias em pacientes com COVID-19 com doença grave ou crítica, que acabou afetando o prognóstico dos pacientes.
segue link para acesso
Comments