5 de maio dia nacional do Uso Racional de Medicamentos
- Carlos luiz de Almeida Junior; Dr. Luiz Henrique
- 5 de mai. de 2020
- 1 min de leitura
A assistência farmacêutica (AF) constitui um dos componentes do Sistema Único de Saúde (SUS), fundamental ao seu princípio da integralidade da atenção. Mesmo antes de ser instituída como política pública, internalizou em sua concepção o acesso e o uso racional de medicamentos.
Na busca de fortalecimento e consolidação da AF no país, em 1998 foi aprovada a Política Nacional de Medicamentos e, depois, a Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), em 2004.
Estudos apontam a existência de um grande distanciamento entre a AF básica legalmente estabelecida e a AF básica real dos municípios brasileiros. Os problemas vão desde o desabastecimento de medicamentos essenciais e má conservação no processo de armazenamento até a ausência total de orientação de utilização correta ao usuário.
A realização de estudos sobre utilização, acesso e uso racional de medicamentos em escala nacional proporciona subsídios às autoridades governamentais para avaliar suas políticas de assistência farmacêutica, investimentos na seleção e aquisição de medicamentos, bem como controle dos gastos.
Artigo sobre URM
Comments